Pesquisar neste blogue

sábado, 30 de janeiro de 2010

O que é o Design Participativo?

Faber-Ludens
[http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/35]

“A proposta do Design Participativo é valorizar a participação de usuários durante o processo de desenvolvimento de produtos e serviços. Através de oficinas e ferramentas colaborativas, os usuários participam activamente da definição das características do que está sendo projetado.
Design Participativo é parte da transição das Sociedades de Massa rumo às Sociedades Civis. “O consumidor assume o seu papel de cidadão, participa da criação de bens culturais, exercita a crítica e actua politicamente.” (…)
Uma das vantagens (e desafios) do Design Participativo é sua capacidade de motivar as pessoas a se envolverem no delineamento do futuro a partir das experiências vividas no passado e no presente. Tendo vivência real da situação, os participantes podem contribuir com propriedade, enfatizando os aspectos que lhe são cruciais, como: dilemas políticos; tabus; relações de poder; fluxo de trabalho; afetividade; dialetos. (…)
Não existem muitas referências práticas sobre como proceder ao adotar o Design Participativo em projectos de Design de Interação. Os autores argumentam que a prática depende muito da situação e não se pode generalizar um processo válido para qualquer situação. Entretanto, alguns elementos são recorrentes em processo de Design Participativo: estudo etnográfico; rituais de comprometimento; oficinas participativas; jogos organizacionais;prototipação.”



• Participative Design Using Soft Systems Methodology
[http://www2.truman.edu/~apresley/ais98.pdf]

“Design participativo é um instrumento eficaz para a concepção de sistemas organizacionais onde diversificados objectivos de usuários e clientes de diferentes organizações devem ser conciliados.”



• Participative Design Workshop

[http://www.scribd.com/doc/22872740/Participative-Design-Workshop]

“Design Participativo é um processo de grande estrutura e participação em que as pessoas redesenham as suas própria estruturas organizacionais.”

Sem comentários:

Enviar um comentário