Pesquisar neste blogue

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Idoso ou Velho?



Idoso:

“É uma pessoa que tem muita idade. São classificadas assim quando têm ou mais de 60 anos (nos países em desenvolvimento) ou mais de 65 anos (nos países desenvolvidos). (…) São pessoas que tentam compreender os tempos modernos e a nova juventude, mantendo-se em forma praticando desportos e tento passatempos. (…) Na maioria são pessoas que não puderam aproveitar bem a vida e tentam agora fazê-lo. (…) Contudo, são pessoas descriminadas, devido a problemas que acompanham esta fase da vida”



Velho:

“É algo que existiu há muito tempo. Algo gasto com o uso. Que possui certa qualidade ou exerce certa profissão. Muito idoso.”


Será que já pensamos o que uma pessoa de idade avançada pensa quando o chamamos de idoso ou de velho? Ou a nova denominação de “cota”?
A palavra velho está mais relacionada com uma coisa, do que com uma pessoa. Aliás, por experiência própria, quando chamamos estas pessoas de “velhos” elas respondem de forma grosseira que “Velhos são os trapos”.
Será que a nossa sociedade tem noção desta situação? Nem estamos a falar de design agora, mas de uma questão de respeito para com as pessoas. Como podemos mudar?

Sem comentários:

Enviar um comentário