Pesquisar neste blogue

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Egoísmo disfarçado


Até este momento, toda a pesquisa realizada era algo mais vaga, mais dispersa, procurando simplesmente nos situar dentro do design social, de nos dar referências. Algo que é notório, não só da minha parte mas certamente do resto dos alunos, é a constante do design servir para “ajudar os outros”. Esta expressão aparece em quase todos os exemplos dividindo-se em vários públicos alvo: pessoas que pretendem seguir a vertente mais ambientalista; pessoas que querem ter objectos de design e viver numa sociedade desenvolvida; entre outras. Contudo a mais utilizada é mesmo as pessoas necessitadas, onde os recursos não chegam. Nesta ideia, chegamos a dois caminhos diferentes para a caracterizar: a metade esquecida; quando lembrada, faz outros aproveitarem-se dela de algum modo.
Cerca de 90% da população mundial não consegue ter os recursos necessários: alimentares; energéticos e, ainda, uma boa dose de alegria e carinho. Obviamente é uma falha da nossa sociedade, visto que temos recursos a mais (como o exemplo de muitas frutas serem destruídas porque são produzidas em demasia, adicionando ainda o factor de passarmos por uma crise), simplesmente somos egoístas ao ponto de nos lembrarmos destas pessoas quando acontece uma catástrofe (como recentemente o Haiti desencaminhou a atenção de todos) ou quando se celebram datas marcadas pela serenidade e família (o Natal, entre outros).
É ridícula a nossa atitude egoísta. Contudo, o Design foi uma área que se manteve fiel ao seu significado, deixando sempre desafios, concursos e pedindo o voluntariado para se criar novos objectos que vivem por si só, não necessitando de energia eléctrica e que funcionam tão bem quando os que a utilizam (posso pegar em exemplos presentes neste blog, como a máquina de ecografias que ganhou um concurso, e ainda o Potters and Peace que permite a filtração das águas).
A ironia de tudo isto é que criamos um Design até mais responsável e futurista para estas pessoas do que para nós. Quando digo responsável, refiro-me à ideia da preocupação que temos cada vez mais com o ambiente. Não estaremos a dar objectos deste carisma a estas pessoas permitindo deles esse menos índice de poluição, para nós podermos poluir? Será que é um dos muitos meios de esconder este nosso egoísmo continuo? São quase perguntas sem resposta, em que cada vez que tentamos responder, mais perguntas surgem.


Sites utilizados:

- http://other90.cooperhewitt.org
- http://s189535770.onlinehome.us/pottersforpeace/
- http://www.designcanchange.org/#home
- http://www.davidberman.com/social/dogood.php
- http://design-altruism-project.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário